Faz muito tempo que eu me pergunto porque e para quê corremos tanto?
Qual o sentido de uma vida onde nunca há tempo pra nada, onde se trabalha de domingo a domingo?
Não que trabalhar seja ruim, eu amo trabalhar, produzir, criar. Mas quando só há espaço pra isso é pra se pensar… Sem tempo pra ficar com a filha, pra preparar um almoço gostoso (mesmo aquele rápido e simples) e tempo pra não pensar em nada? Pra andar na praia ou ver um filminho?

As féria de 2012 pra 2013, que nos permitimos ter, nos mostraram o que estávamos perdendo. Reforçou o questionamento: Pra quê correr tanto?
Reforçou a nossa vontade de freiar e de levar uma vida mais leve, mais calma, mais suave. Onde houvessem refeições decentes, tempo pra não pensar em nada. Tempo pra  trabalhar, produzir, mas tempo pra recarregar as energias, sem ter que esperar por férias.

Não é fácil sair do rítmo, primeiro porque temos contas pra pagar {no início, no meio e no fim do mês}. Segundo porque vencer a inércia não é fácil… No fim do dia, depois de pegar Dorica na escola, pegamos Nina e descemos até a beira da praia, estendemos uma toalha e sentamos enquanto Nina e Dora faziam farra na areia. Me peguei agoniada, inquieta. Não dava pra simplesmente sentar alí e ficar olhando o mar, era estranho poder não ter o que fazer. Tive que me controlar! E ainda assim devo ter falado umas 4 ou 5 vezes: “Vamos embora?”.
Mas morar em Jampa está no ajudando, temos uma rotina totalmente diferente, em muitos aspectos. E como é tudo novo fica mais fácil criar novo hábitos, sem contar que a cidade favorece demais, começando pelo trânsito que é bem tranquilo.

E eu tô grata por Eder ter enchido tanto a minha paciência e ficado no meu pé até que eu me rendesse a ideia de mudar pra cá! Não dá pra explicar, só vindo aqui pra entender. A cidade tem um ritmo mais leve, tudo parece um passeio! Há violência como todo lugar, mas parece ser um pouco mais segura que a média. Às nove da noite o calçadão tá cheio de gente, andando de bicicleta, patins, skate… a areia da praia ocupada também! É gostoso demais.

E pra resolver os pepinos? Ir ao mercado, banco, cartório, Correio? Tudo mais rápido (e normalmente com um atendimento cordial). Não que eu ainda esteja pensando na correria, ou talvez esteja, mas se a gente ganha tempo e faz em meia hora algo que faria em duas, sobra o tempo da caminhada na praia no fim do dia, não é mesmo?

Beijo na ponta do nariz e uma dica: Reflita mais vezes a respeito do que de fato é importante na sua vida! Por mais que pareça que está tudo bem, que a vida está como você queria, reflita! Será bom perceber que realmente tá tudo bem e as coisas estão como você gostaria. Mas você pode se surpreender com os questionamentos que podem surgir. Sempre há algo pra melhorar e sempre há tempo pra buscar o melhor!

28 Respostas to “SOBRE MORAR EM JOÃO PESSOA”

  1. É bom ver vocês felizes, sabia? ?
    (Dá um abraço bem apertado em Dorica por mim? Saudades dela zanzando pelo ateliê. =~) )

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Estamos, sim!
    E você é uma fofa querida. Obrigada!
    <3

    [Responder]

  2. Evinha, eu morei por 24 anos no RJ e morro de saudade de lá, afinal, foi onde nasci e tenho boas memórias. Todas vez que visito alguém pergunta: “pq você não volta a morar aqui?”(como se fosse assim né? haha!), mas a verdade é que Ubatuba me trouxe coisas que jamais imaginei ter numa cidade, como ir à feira, caminhar sozinha à noite tranquilamente e estar no centro da cidade em 5 minutos de bicicleta.
    Essa qualidade de vida eu não ousaria trocar assim, tão facilmente. Sinceramente, acho que até aqui, estou numa das melhores fases da minha vida. E num lugar maravilhoso. Te entendo perfeitamente!
    Um beijo,
    Re

    ps: tô adorando ver você postando tantas vezes *-*

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Re, exatamente isso!
    A gente queria uma cidade de interior, ainda mais calma.
    Mas por conta de Isadora em idade escolar fiquei meio receosa.
    Acho que João Pessoa foi uma escolha que atende bem o que precisávamos!
    Um beijo!

    [Responder]

  3. Isso mesmo vizinha, qualidade vida é o que precisamos para sermos ainda mais felizes. :-)

    [Responder]

  4. Oi Eva,
    Eu fui nas férias de início de ano visitar Jampa pela primeira vez e fiquei EXTASIADA!!! Sem alarme nenhum, a cidade é linda, fui muito bem recepcionada e tive muita vontade de morar aí.
    E quanto à correria, graças a Deus minha família colocou o pé no freio e estamos muito mais felizes. Não tem dinheiro que pague TRANQUILIDADE. Isso é muito sério.

    Amei o post. E o layout está divino. Parabéns.

    Bjãooooooo

    [Responder]

  5. Olá! Vi seu blog num compartilhamento de uma página do face que sigo onde você ensina a fazer um porta bijus com latinha de sardinha! Foi quando vi que você mora em João Pessoa!! Também moro aqui! Que bom que você gosta da cidade!! Abraços, Dani.

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Ah! Daniella
    Estamos amando morar aqui :)

    Obrigada pela visita!

    [Responder]

  6. Oi Eva.
    Achei seu blog na net e fiquei feliz em saber que somos vizinhas. Vc mora nos Bancários? Vi a Praça da Paz e achei que sim… Se for duas coincidências: tb moro nos Bancários e tenho uma labrador.
    Xero grande :D

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Oi, Suênia.
    Que legal! Bom saber que tenho leitoras na minha nova cidade :)
    Não moro nos Bancários não, mas tenho uma amiga querida que mora aí e vou muitas vezes por aí!

    Obrigada pela visita e comentário.
    Um beijo!

    [Responder]

  7. Estou me programando pra me mudar pro Nordeste em janeiro, a principio tava tudo programado para ir pra Natal e agora estou tentado a conhecer a vida em Joao Pessoa, medo, ansiedade e curiosidade é o que realmente estou sentindo, sou formado em Ciencias Contabeis e trabalho a uns 10 anos na área e tenho varios planos e sinceramente nao vejo a hora de chegar a data de pisar de vez meus pés em terras nordestinas e saber como é viver no litoral. Espero que minha mudança me traga algo bom pois estou deixando tudo que construi pra iniciar uma nova vida.

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Obrigada pelo seu comentário. Muitas pessoas estão me perguntando sobre isso. Acho que vou fazer um post a respeito assim respondo todo mundo!
    você já deve tá morando aqui depois de tanto tempo… rs

    Um beijo!

    [Responder]

  8. Oi Eva!
    Achei seu blog em um momento de desespero, rsrs. Moro em BH há 28 anos e meu marido está sendo transferido para João Pessoa. Estou animada com a possibilidade de viver uma vida mais tranquila, como você mesma já disse, mas estou assustada por não conhecer ninguém nem a cidade. Estou no escuro sem saber o que me espera. Seu blog já é um conforto.
    Parabéns pelo espaço!

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Obrigada pelo seu comentário. Muitas pessoas estão me perguntando sobre isso. Acho que vou fazer um post a respeito assim respondo todo mundo!

    Um beijo!

    [Responder]

  9. Gostei de achar seu blog, pois ando pensando muito em me mudar pra João Pessoa.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre a qualidade de vida em residir aí, sobre a segurança, trabalhos voluntários, se existem cursos pra se fazer, meios de transportes se são bons, a saúde – atendimento, hospitais se funcionam bem, etc…ufa qta coisa !! Mas o que puder acrescentar, agradeço muito.

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Oi Renata!

    Obrigada pelo seu comentário. Muitas pessoas estão me perguntando sobre isso. Acho que vou fazer um post a respeito assim respondo todo mundo!

    Um beijo!

    [Responder]

    Reply:

    Oi Eva, qdo escrever sobre essas dicas por favor me avise… adorei seu post e aguardo o próximo com os detalhes gerais de João Pessoa (transporte, escolas p crianças, saúde, hospitais, empregos, etc) Brigada!!!
    Bjs

    [Responder]

  10. Eva,eu passei no ultimo concurso da prefeitura de JP,entao decidi pesquisar sobre a cidade e fiquei assustada ao saber sobre os frequentes assaltos a onibus,fiquei muito triste e pensei até em desisti,mas lendo os seus relatos confesso que me animei,sou recifence mas atualmente moro em Campina Grande-PB. Gostaria que vc citasse nomes de alguns bairros legais para morar em JOAO PESSOA. OBRIGADA.

    [Responder]

  11. moro em Brasília e em 2013 me apaixonei por JPA, vivo perturbando meu marido para irmos embora para João Pessoa.
    Gostaria de saber os melhores bairros de classe média ( tipo Tambaú, cabo branco e vi na net tbem altiplano ) e escolas de ensino médio e fundamental temos 2 adolescentes e um pequeno de 06 anos

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Mayra!
    Não sei te dizer, pois não moro num bairro de classe média.

    Obrigada pela visita

    Um beijo

    [Responder]

  12. Hoje moro no RJ, mais morei em Jampa por dois anos (2011 e 2012).
    Sou apaixonado pela cidade.
    Realmente: beleza, tranquilidade e hospitalidade são traços marcantes de JP
    Não vejo a hora de retornar
    Parabéns pelo blog

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Obrigada, Francisco!
    Estou amando a cidade! :)

    [Responder]

  13. Ola Eva
    Eu e minha esposa estamos pensando em mudar pra jampa
    Sou musico independente e tenho um estudio de gravação
    Queria saber tem muitos eventos musicais por ai
    pois vivo disso

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Não sei te responder.
    Veja se esse pessoal não pode te ajudar: https://www.facebook.com/escolaasafe?fref=ts

    Obrigada pela vista

    [Responder]

  14. Obrigada pela motivação, moro no interior de SP, numa cidade que amo e até o ano que vem mudarei para Jampa pois meu marido vai trabalhar ai.
    Voce me motivou muito, aliviou o meu aperto no coração de ter que sair daqui! espero ser muito feliz ai com minha família.
    ????

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Walquiria, João Pessoa não é perfeita. Mas eu não me arrependo de ter me mudado. Amo a cidade.

    Espero que você seja feliz aqui também!

    Obrigada pela visita!

    Um beijo!

    [Responder]

  15. Oi Eva!

    De uns tempos pra cá venho repensando muito essas coisas, moro no Rio de Janeiro (onde tudo é corrido e absurdamente caro) e tenho duas filhas, a Dora (Só que a minha é Dora mesmo!) que tem 5 anos e a Branca, que tem 3. Decidi conhecer João Pessoa e Aracaju porque estou pensando em me mudar para uma dessas cidades que, pelo que pesquisei na net, são as melhores em qualidade e custo de vida. Você conhece Aracaju? Gostaria de saber o que fez com que vocês escolhessem João Pessoa.
    Obrigada por compartilhar essa experiência, é muito importante para quem está pesquisando neste momento de decisão!!!

    [Responder]

    Eva Caroline Reply:

    Ai, Lúcia!
    Olha é tão particular isso, né?
    Eu tenho preconceito com Arcajú, não me pergunte o porquê, porque eu não sei.
    Morava em recife e tava insuportavel morar lá, transito, política… preços. Tava difícil.
    Já conhecia Jampa e gosto da cidade, a vida aqui é mais leve, mais suave e pra mim mais feliz. Andamos na orla 10 da noite e ela tá sempre movimentada, por exemplo.
    Parece uma cidade de interior mais desenvolvida. As pessoas são cordiais e gentis.
    Escolhemos a cidade pelo custo de vida mais baixo e pela qualidade que ela proporciona.
    Você deveria sim vir conhecer! :)

    [Responder]

Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014 asperipeciasdeeva.com.br Suffusion theme by Sayontan Sinha